domingo, 25 de março de 2012

Frida (Jonah Winter/ Ana Juan /2004)



No aniversário de  quatro anos, Sabrina recebeu um presente muito especial, ousado e inovador da Tia Cynthia, Antonia e Luana: o lindíssimo livro Frida.  O mesmo causou tanto frenesi aqui em casa, que a história foi contada inúmeras vezes no mesmo dia, por Dona Fátima e Thereza Barros, mães de minhas amigas e amantes do universo literário. Escrito por Jonah Winter, ilustrado por Ana Juan, traduzido por André Jenkin e editorado pela Cosac Naify, que possui obras infantis incríveis publicadas, é uma verdadeira obra de arte e merecia ate uma edição especial, mais luxuosa.



Essa produção conta um pouco sobre a vida da mais famosa pintora mexicana: Frida Kahlo (1907-54), que também foi uma criança muito especial e um exemplo de superação, o livro mostra como a arte a ajudou a superar os difíceis acontecimentos que marcaram  sua vida para sempre  e como há força dentro de cada um de nós, assim como delicadeza e sensibilidade. O texto foi construído com cuidado e as ilustrações, com seus elementos culturais mexicanos e as cores vibrantes, são um espetáculo tanto para as crianças, quanto para os adultos. Outro livro fantástico de uma dasa minha editora favorita de livros infantis no Brasil: Cosac Naify

Temas como dor, esperança, resistência, vida e morte são tratados de forma poética e leve, o que pode auxiliar a meninos e meninas que passaram por algum tipo de trauma e dificuldade a encarar de forma mais positiva as mudanças. Temos o hábito de achar que as crianças só gostam de livros sobre situações brandas, mas Frida mostra que não é bem assim.  Apesar de ser um livro lindo é, sobretudo, inteligente. Acho que é livro favorito da minha pequena e apresenta admiração, respeito e compaixão pela personagem a ponto de se vestir de Frida, pedir tranças como as dela e me pedir várias vezes para viajarmos para o México.  Mas isso, não é um fato isolado, outras crianças que frequentam nossa casa, sempre gostam deste livro quando o leem. Acho uma das obras de literatura infantil indispensáveis em qualquer biblioteca infantil, por ser ótimo para trabalhar questões culturais, inclusão e segurança emocional.


Aqui em casa

Esta manhã, minha bonequinha acordou Frida. Há dias assim: Não responde por outro nome, se veste à moda mexicana, enfim é uma curtição, morro de rir. O mais curioso, é que quando encarna esta personagem ela vive seus dias mais tranquilos. Ela pinta muito, dança, veste minhas roupas, sapatos, exagera nos acessórios, mas fica ótima no quesito comportamento. Enfim, um alívio pra mim!  O mico da vez é que ela quer sair fantasiada para qualquer lugar que vamos, seja brincar com as amigas, almoçar fora, passear... 





















5 comentários:

  1. Oh Sintia muito lindo! kkk tinha q ser sua filha mesmo viu e com uma mamis dessa q adora viajar junto sabrina ta feita! kkk figuras! bjs! E Ótimo post! ;) parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ô Dadá, Sabrina e eu somos assim, fazer o quê?!

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em termos acertado no presente para a nossa pequena!!! Tal como também acertei ao tirar da estante lá de casa o livro "Onde está Wally?", no meu último aniversário que acabou por entreter os meninos (Ariel, de Carlinha; Hellen, de Cristiane e Ivson, de Ivonildes) e nos deixou um pouco em paz, rss... Ivson gostou tanto de Wally a ponto de procurá-lo em todas as bancas da última feira do livro ue teve em Salvador e não o encontrou. Eu, como uma super-tia, acabei encontrando um compacto, com todos os cinco volume em um só e ele ganhou este presente de Titia Noel, rss... Curioso, como um livro que fez parte da minha infância e da infância dos meus irmãos ainda pode despertar interesse de uma geração posterior a nossa. Esse é o poder que só um bom livro tem. Faz uma verdadeira revolução nas nossas vidas. Sou extremamente feliz e agradecida pela infância que tive junto aos livros proporcionada por meus pais. Fátima e Flávio encutiram em nós o prazer da leitura e o gosto pelos estudos e pelos livros. E isso nos acompanhará pela vida toda!!! E, por isso, é tão importante que os pais façam a parte deles, durante esse processo de formação dos seus filhos.
    Frida tem uma história forte mas, ao mesmo tempo bela!!! Um ótimo exemplo de vida tanto para as crianças quanto para os adultos! Sua história pode ser contada de diversas formas e todas serão igualmente encantadoras!!! Ela é um exemplo de vida, de superação, exceto quanto a sua dependência emocional por Diego Rivera, que é um caso a parte (afinal de contas, ninguém é perfeito, rss). E o universo dos livros é lúdico, mágico, encantador!!! Quando uma história ou estória é bem contada, fica pra sempre marcada nas nossas vidas!!!
    Viva ao mundo dos livros e paraéns pela iniciativa!!!
    Já que você tem a disponibilidade de escrever num blog, que seja seu, não é mesmo? Sucesso nesta doce empreitada!!!

    ResponderExcluir
  4. Cynthia, você é expert em presentes. E esse testemunho certamente vai estimular muita gente a dar um livro ao invés de um brinquedo a mais. Criança adora livro quando estimulada ao hábito da leitura. Agora tem que saber escolher, porque assim como tem brinquedo legal e brinquedo péssimo, acontece também com os livros.

    ResponderExcluir
  5. Ahh, que legal! Sabrina está cada dia mais linda e muito inteligente. Que bom que você vive no mundo da imaginação dela, isto é muito importante. É maravilhosa essa relação que tem com ela. Bju nas duas! Mais uma vez, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir