sábado, 24 de março de 2012

Onde Vivem os Monstros (Maurice Sendak, 1963)

Há cerca de dois meses fui surpreendida por minha filha (04 anos) ao me pedir de presente um livro escrito em 1963. É isso mesmo!!!! Depois da adaptação para o cinema de Onde Vivem os Monstros, de Spike Jonz, o livro ganhou repercussão entre adultos e crianças brasileiras, inclusive a minha, podendo conhecer melhor a incrível história do menino Max. Em suma, este menininho virado no saci apronta todas, acaba de castigo no quarto e de lá parte para uma viagem imaginária ao encontro de uma aventura incrível na terra dos monstros, onde se torna rei.

Dizem que quando foi lançada, a obra de Sendak recebeu muitas críticas negativas e, até hoje, há quem questione, principalmente quem adora histórias politicamente corretas. O livro aborda temas comuns da infância que adoramos lançar embaixo do tapete: solidão, raiva, bagunças e malcriações. Max é um rebelde, um moleque pimentinha e nesta obra se encontra naqueles dias, que nem ele mesmo se aguenta.  

Para quem quer um livro para dar lição de moral, esqueça este, nem termine de ler este texto! Agora, quem deseja exercitar a imaginação das crianças, ahhhhhhhhhhhh, recomendo-o imediatamente!  Por quê? Primeiramente, pela estética e acabamento. Suas ilustrações são incríveis!!!! A editora  Cosac Naify está de parabéns,  porque parece ter sido feito à mão, como se fosse um livro exclusivo, só para seu filho. Na minha opinião, é uma verdadeira obra de arte. Outro ponto a ser considerado é a  história em si e sua estrutura textual, atrativa, que não cansa as crianças, principalmente as pequenas. É perfeito para aqueles que estão começando a ler agora. Certamente uma das melhores aquisições literárias da minha pequena leitora.

Histórias aqui de casa

Sabrina ainda não domina a técnica da leitura escrita, mas já cria histórias a partir das ilustrações e ao ver a capa do livro de Maurice Sendak identificou imediatamente um dos monstros do filme que assistiu, então implorou pra trazê-lo pra casa, “ele quer vir morar com a gente, mamãe”.  Essa obra me foi há algum tempo  imensamente recomendada, inclusive pela bibliotecária de sua antiga escola, mas como estava lacrado, não vi o conteúdo.

Como não gosto de comprar nada imediatamente para minha filha, expliquei que se ela o desejasse muito,  ela poderia incluir ele na lista de presentes conquistados. Temos um acordo atualmente onde alguns presentes ela precisa colaborar para receber. Não há ordem de quando serão comprados, e muitas vezes  acaba dizendo que não quer mais este, quer aquele. Já sabe que não há ordem de prioridade, pode ser qualquer um daquela lista, a depender do "dindim" da mamãe e Ela precisa se comportar durante um período específico de dias para cada aquisição, no caso desta premiação foram 20 dias para conquistar. O livro chegou no início desta semana, e ao abrir chegou dar gosto. Um retorno às origens de quem foi uma criança que viajava na maionese e uma dica para um vôo incrível aos pais que também gostam de alcançar as alturas através da fantasia com suas crias.



Pós-leitura

Depois de contar essa história, minutos antes de dormir, temos brincado muito que o quarto vira uma selva e a cama vira mar, entre outras insanidades lúdicas. Nada mais engraçado do que ouvir frases do tipo “Somos fortes, mainha! Vamos visitar os amigos monstros nadando, porque barco é coisa de menina fraquinha, que não toma leite!”, tudo isso com Direito a comidinha de mentirinha cheirosa e quentinha depois da aventura, onde o cãozinho de Max vira a nossa cachorrinha Asuka, de pronto imediato. Explorar este mundo imaginário tem me divertido tanto quanto a ela, principalmente vendo e ouvindo coisas que até os monstros duvidam.




Abaixo seguem link da obra em pdf, para quem quer conhecer melhor o livro e o trailer do filme:


http://epoca.globo.com/edic/598/598_epoca_trecho_onde_vivem_os_monstros.pdf




4 comentários:

  1. Amei blog e a dica! Síntia, você é fantástica! Eu como tia gostei muito e tenho certeza que outras tias, mães, vovós etc, vão gostar. É uma novidade, principalmente para Davi( meu sobrinho, que só quer saber de dvd! Não aguento mais assistir a mesma coisa todos dia!) Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você é uma tia coruja, Lari. Vai adorar o livro, tenho certeza. Se Davi curte monstros vai se divertir muito. Os livros são uma ótima opção, a melhor,, a meu ver, para fugir do cotidiano televisivo. Boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sintia, adorei seu blog, seja bem vinda e já sei; quando precisar de dicas para minha afilhada já sei o caminho a seguir!!!
    Beijos e Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. quando vou abrir o link da 404 not found ;-;

    ResponderExcluir