quinta-feira, 12 de abril de 2012

Charlie e Lola - Eu não quero dormir agora (Lauren Child, 2009)






Há livros que encantam as crianças, mas há aqueles que talvez encantem ainda mais os adultos. Acho que os personagens de Lauren Child ocasionam isso. Suas histórias acabam deixando os pais mais fascinados do que os próprios filhos. São tão maravilhosas que deram origem a lindíssima série de desenhos Charlie e Lola, que é transmitida atualmente pela Cultura. Suas ilustrações de canetinha e recortes estampados tem um estilo de ilustração que lembra os típicos desenhos de crianças na faixa de 06 a 09 anos. Tanto as ilustrações quanto história e editorial são um primor. Acredito que o capricho da obra garante a combinação perfeita para meninada desenvolver o prazer na leitura. 

Os livros da série são garantia de sucesso na hora de um presente. Falo isso com propriedade, porque quando meus pais deram este de natal pra minha filha, ela adorou.  Enfim, trazem histórias engraçadas do cotidiano infantil e divagações da inventiva Lola. Esta protagonista muito sapeca tem tantas aventuras que deixam qualquer um cansado. Ela, apronta muito com a melhor amiga Lota, o amigo invisível Soren, seu cachorrinho, brinquedos e principalmente com o irmão: o Charlie, que é praticamente um anjo! Ele se diverte demais com as viagem oníricas da mana e se cansa também, porque ela não é fácil!


Sobre as especificidades da obra, gosto de lembrar que tem duas versões: a  normal e o livro-brinquedo. Até hoje, mesmo totalmente depenado, com metade dos pop-ups destruídos, ainda é um livro que Sabrina manuseia demais. Ela ganhou 2 dias depois de completar 02 anos e, mesmo assim, o livro ainda tem boa parte de sua estrutura intacta. Ela destruiu muito da engenharia de papel quando conseguiu driblar os adultos da casa e pegou o livro sem monitoramento quando era bem pequena. Mas afirmo, não nos arrependemos de passar por isso, porque livro pra criança tem que ser usado mesmo, nem que seja desajeitadamente. Nós, pais, temos a mania de querer que a criança tenha o mesmo trato com livros que o nosso, mesmo tão pequenas. Não dá! 

Criança rabisca o livro e diz pra gente resmungando: mas mãe... eu também queria escrever a história! Desenha uma bonequinha a mais na página e diz: olha eu aqui também!!!! Entendam: a criança está descobrindo ainda como usar essa ferramenta mágica que o guia por um mundo de fantasia. Ele corta com tesoura um desenho do livro porque achou maravilhoso, porque curtiu demais. Dar um livro pode ocasionar essas surpresas de vez em quando. E digo, é normal. Rasgou a página? Dá um durex e fala: agora conserta. A criança vai consertar ao modo dela e vai achar incrível, voltou ao que era (mesmo se for de cabeça pra baixo!). E vai continuar amando aquele livro remendado, ou ainda mais, porque ele tem sua marca, seu carinho, seu cuidado(depois da ausência de cuidado). Enfim, este livro de Charlie e Lola que vocês visualizam no blogestá assim, cheio de curativos! Mas não é esquecido nunca. É acionado pelo menos umas duas vezes por semana. 

O próximo da coleção que comprarmos provavelmente será com pop-up de novo. Sei que durabilidade é menor, com um final provavelmente, mas a felicidade de minha filha com a magia por trás de tudo não tem preço. Inclusive acho bom ressaltar que o sucesso desse livro brinquedo também se deu pela genialidade de Corina Fletcher responsável por esse projeto de papel incrível. 

Abaixo seguem a página original da autora, da série Charlie e Lola e um link  com o desenho animado da série para aqueles que ainda não conhecem os personagens.

Site Oficial de Lauren Child Clique aqui!

Site Oficial do Charlie e da Lola Clique aqui!

Um episódio do desenho





4 comentários:

  1. Olá Sintia, tudo bem? Concordo completamente com sus crítica... a série Charlie e Lola é maravilhosa! Tenho 2 filhas - Ana de 3 anos e Martha de 5 anos - que são fanáticas pelos DVDs da série. Recentemente me associei ao Clube DX TV, um canal de televisão infantil para ser assistido... além do Charlie e Lola, elas assistem um monte de desenhos educativos. Você conhece? Segue o site: www.facebook.com/clubedxtv
    Parabéns pelo blog! Bjus, Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia o canal, Júlia. Mas, fico muito grata pela indicação. Vou conferir. Espero que as indicações que venho adicionando aqui no blog possam te oferecer alternativas bacanas de entretenimento para suas filhas.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Adorei o blog, muito bom mesmo, gosto principalmente que mostra um pouco das folhas internas do livro, da para ver a arte e o texto, acho legal porque minhas filhas são pequenas e quando tem muito texto elas logo se distraem, portanto por enquanto seleciono para comprar os livros com textos curtos.



    Ass: Eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom saber que você gostou do blog! A idéia é essa, dar a dica do livro analisando melhor o seu conteúdo e ilustração, e abordando principalmente das impressões causadas na criança, porque não adianta ser um livro altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil mas que a criança não goste. O texto tem que ser avaliado não por uma banca de adultos apenas, mas principalmente pelo público mirim. Fico feliz que gostou da idéia que tive de postar fotos, pensei nisso porque na hora de encomendar os livros muitas vezes me vejo fazendo compras no escuro. As únicas indicações que sigo de olhos fechados porque batem com as minhas você bem sabe de quem são. rsss

      Excluir