quinta-feira, 10 de maio de 2012

Saci (Coleção Lendas Brasileiras, Mauricio de Sousa)



Hoje vou falar um pouco de uma coleção interessante para desenvolver a temática de Lendas Brasileiras. O querido Mauricio de Sousa, há algum tempo, presenteou nossas crianças com uma coleção muito linda de  Lendas Brasileiras com a Turma da Mônica, da Editora Girassol. 

Há uma compilação, onde se reunem todos os livros em uma única edição e há também uma coleção de livros individuais, que agrada muito à meninada. Uma amiga de nossa família, a querida Delia Boninsegna, deu para minha filha e sobrinha alguns desses exemplares, que passeiam entre a casa da vovó, a nossa casa e a de minha irmã. 
Aqui em casa, o que faz bastante sucesso é o exemplar do Saci, mas a lenda do Uirapuru também tem torcida organizada, e sempre é escolhido para fazer parte da "contação de histórias".

Neste livrinho do Saci, o Chico Bento tenta capturar o Saci sapeca principalmente porque tem feito muita bagunça no sítio. A obra vai abordar as principais características do mito e divertir muito as crianças com um texto simples que aborda as principais característica do mito em questão, além do traçado bonito, colorido e inocente, típico da turminha da dentuça mais amada do Brasil.


Aqui em Casa

Sabrina sempre dá muita risada com as peraltices do Saci, e adora quando eu faço: menina, você hoje está virada no Saci, não é? Pronto, isso já  é motivo para muitas gargalhadas dela e consequentemente minhas também. Uma vez fui questionada, e de certa forma com razão, ao usar esse termo, porque o personagem é sempre lembrado como um moleque  "endiabrado", é também uma forma de sempre associar ao mito coisa ruim. Tento justificar a situação porque o associo não às malvadezas e sim às aprontações, coisas que a gente adorar ver na meninada. Já não é a primeira vez que assumo: adoro ver criança aprontando, claro que de forma lúdica, crescendo com as próprias experiências. Tenho que questionar quando minha filha e sobrinha aprontam, mas me divirto bastante com as justificativas que surgem e as alegorias que dão origem as meninices. 

Voltando aos debates sobre o texto, há vezes que conversamos sobre o livro, outras não. Não acredito que a função da literatura seja só a politicamente correta. Tem horas que é entretenimento e pronto! Gosto de trabalhar o questionamento, perguntando para ela se está certo o que ele fez, o que devemos fazer quando a gente tira algo do lugar, ou quando bagunçamos, mas tem vez que é só rir da folia mesmo. Sabrina se identifica bastante com o personagem, é uma criança muito teimosa, e mesmo com diálogo não é fácil convencê-la quando está errada. Arrumar a bagunça é sempre motivo de estresse. Falo que é normal a gente desorganizar as coisas, mas é preciso organizar depois. É nossa responsabilidade por as coisas em ordem quando tiramos do lugar e caso a gente quebre, é preciso consertar. Trabalhar essas questões com esse livrinho é um dos pontos altos. Como meus pais moram em sítio, esse ambiente rural faz com que ela mate um pouco a saudade dos avós também. Sei que ela está saudosa de vovô e vovó quando pede para ler este livro ou Reinações de Narizinho.

Outro tema que a gente trabalha aqui é o fato do Saci só ter uma perna, então dá pra conversar também sobre deficiência, seja por nascimento ou por acidente, e que muitas pessoas precisam de cuidados e equipamentos especiais para andar, sentar, comer, estudar, acho indispensável trazer essas conversas não apenas quando a criança já está grandinha, ou no ambiente escolar. É preciso abordar o tema também no núcleo familiar desde cedo. 

Disponibilizo aqui algumas das imagens reduzidas do livro compilado com a história do traquina, para que possam conferir uma parte do conteúdo da história.



























5 comentários:

  1. Amo a linha de Mauricio de Souza, quando inspirado e adorei seu comentário sobre 2001 no site do meu amigo.


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, que bom que gostou do comentário. Marcelo foi muito feliz na postagem e me remeteu a muita coisa. Fico feliz que também gosta de Maurício de Souza, suas histórias nos remetem à inocência da época de molecagens, não é? Eu adoro. É atemporal.

      Excluir
  2. Não gosto de livro de desenhos animados ou de estorias em quadrinhos, me parece forçado.

    Porem ha algum tempo procuro algo com tematica mais nacional, acho pouca coisa, há alguns dias procurei algo sobre saci na livraria para criaça de 03 anos e não achei.

    Acho que vou tentar este, minha filha viu um filminho de saci e ficou impressionada, era meio escuro, acho que os desenhos "fofos" e coloridos de mauricio de souza podem ajudar.

    Valeu pala dica.

    Ass: Seu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha, querido. Entendo sua opinião sobre HQ, discordo, mas respeito! kkkk O fato é que não conheci ainda livros pra trabalhar lendas brasileiras com o público da faixa etária das nossas filhas, me indicaram uns mas quero conferir antes, pra não comprar às escuras. Se achar algum interessante te dou a dica.
      Agora, sore os livrinhos dessa coleção pela experiência aqui em casa vejo que são bem atrativos às crianças, tanto pelo colorido e tipo de desenho. O conteúdo textual também está bacana. São livros com editorial simples, mas que pelo menos abordam a temática de forma interessante para crianças até uns 08 anos. Experimente um dos livrinhos pra ver como será a experiência. ;)

      Excluir
  3. Achei legal a coleção mas algumas um poco fortes para crianças pequenas como a cobra Honorato imagina como explico para meu filho de dois anos que uma cobra fez amor com una India e nasceram dus cobrinhas bizarro não?

    ResponderExcluir